Olá...

17 de fev. de 2010

MEMÓRIA ACIMA DOS 4GB RAM

Um dos alvos de muitos hoje em dia, quando o assunto é desempenho de computadores, é direcionado ao contexto MEMÓRIA RAM.

Mas será que você pode mesmo usar esta quantidade (4GB) ou acima dela?

O que está por traz dos mitos e verdades do uso de memórias RAM você vê agora.
Em um computador que está executando uma versão 32 bits do Windows XP, Vista, 7 ou Server, a quantidade de memória apresentada pelo sistema, em geral é sempre menor do que a instalada. Isto se dá devido a uma série de recursos e aplicativos do seu próprio computador.
É claro que não é regra. Existem exemplos de sistemas que utilizam toda a memória RAM instalada, mesmo este sistema sendo V 32 bits, como é o caso dos SERVERs.
Mas existe um limite de memória utilizável por sistemas 32bits e este limite independe da "plataforma" (exceto MAC OS, até onde sabemos), seja Linux ou Windows. O máximo de memória utilizável por sistemas 32 bits é de 4GB. Mas nunca é apresentável assim. Geralmente como 3,2GB ou 3,5GB etc.
Isso acontece devido a recursos do seu computador, como citado antes, tais como: vídeo, som, modem, impressora, rede, etc. São várias as aplicações apontadas, para justificar esta "perda de memória RAM", que na verdade são os periféricos ou acessórios ou ainda Hardwares do seu PC que consomem estas quantidades de memória.
O que fazer então para usar mais memória e ter mais desempenho?
R/ Instale uma versão 64 bits.
Os sistemas 64 bits conseguem ler e administrar memórias superiores a 4GB de RAM. Podendo até, dependendo da versão, administrar 128GB de RAM. Já imaginou! Não pois este PC foi mais rápido que você [:)]. .............................................................................................................. Mas sempre vai haver as chamadas "perdas" de RAM. Veja a seguir um texto encontrado no site da Microsoft do Brasil.   Imagem 1   Imagem 2  ............................................................................................................... Lembrando, você pode obter mais informações no próprio site da Microsoft Brasil Qualquer dúvida envie-nos um e-mail ou deixe um comentário. ..................................................................................................................................... Este artigo foi escrito e interpretado com base em foruns de discurssões na internet e documentos no site da Microsoft.

Um comentário:

Anônimo disse...

Nunca tinha acessado este blog antes, mas tem muita coisa legal nele...vcs estao de parabens